HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Seg a Sex 8h as 18h | Sab 8h a 12h
Radiadores Nacional- Mesabi- Parauapebas


Dicas e Novidades

Como está o fluído de freio do seu carro?

O fluído de freio é um tipo de fluído líquido que é usado nos sistemas hidráulicos de frenagem em diversos tipos de carro. Ele é responsável por transmitir a pressão que faz acionar as pastilhas e sapatas (lonas) de freio contra os tambores e discos de freio do veículo.

O nível desses fluído deve ser sempre verificado pelo motorista, ele fica dentro de um reservatório, esse reservatório é transparente, para que quando ele for conferido a tampa do reservatório não precise ser aberta. Isso porque o fluído de freio e altamente higroscópico, o que significa que ele absorve com facilidade a umidade do ambiente, e isso reduz sua vida útil.  

Quando o fluído for conferido pelo motorista e estiver com o nível baixo, ele nunca deve ser completado. O fluido baixo pode ser sinal de vazamento no compartimento do motor ou nas rodas, o que neste caso, deve ser visto com urgência. Se não houver vazamentos de óleo, é necessário que seja checado, pode ser que haja desgaste das pastilhas de freio ou lona de freio, o que faz com que puxem o fluido para baixo para compensar a diferença entre as duas. No caso de troca das pastilhas, é normal que o nível de fluido do reservatório volte ao nível normal.

É importante tomar cuidado, como por exemplo: verifique o nível do fluido de freio a cada 30 dias, substitua o fluido de freio a cada 10.000 km ou uma vez por ano, realize a manutenção preventiva no sistema de freios pelo menos duas vezes ao ano.